Mais uma vez vamos entrar em um terreno do entretenimento que não tem uma resposta definitiva e sim opiniões de acordo com os conceitos de cada um dos subgêneros dos filmes, mas nada definitivo, abrindo sempre espaço para contra argumentos.

Para essa pergunta não tem uma resposta certa ou uma errada, cada um acredita no que mais lhe convém, mas aqui nesse artigo vamos propor uma análise sobre a definição de cada um dos subgêneros a qual os filmes e séries baseadas em Star Wars pertencem e o porquê, segundo a nossa visão aqui da Usina Nerd.
Abaixo uma definição de ficção científica:
ficção científica
• [Cinema, Literatura, Televisão] Criação de caráter artístico, baseada na imaginação dos progressos científicos e tecnológicos.“ficção científica”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, priberam [consultado em 07-01-2023].
https://dicionario.priberam.org/fic%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica
Uma das definições mais completas de ficção científica foi feita por Rod Serling, criador da série Twilight Zone.
Fantasia é o impossível tornado provável. Ficção científica é o improvável tornado possível.
Entre os escritores e fãs de ficção científica existem algumas definições que são consensos, como por exemplo que a obra deva conter, mesma que a ciência contida nela seja irreal ou improvável, princípios ou tendências científicas.
Outro consenso é que a ciência não precisa ser necessariamente da área de exatas ou biológicos, mas de qualquer ciência, como por exemplo da antropologia, da sociologia, da filosofia, entre outras.
Dessa forma, obras como Frankstein, o Médico e o Monstro, que apresentam cuidadosamente métodos científicos para explicar o que é apresentado são considerados obras de ficção científica enquanto Drácula de Bram Stoker não, e sim uma obra de horror e fantasia apenas, pois a ciência não faz parte de Drácula., apesar de aparecer indiretamente nas aparicoes do Doutor Van Helsing, nao faz parte da essencia do filme, apenas ajuda a compor um dos personagens.

Há, evidentemente, muitos tipos de ficção científica. Os dois principais tipos são:
- Ficção científica soft, como por exemplo as séries televisivas Star Trek (Jornada nas Estrelas), Battlestar Galactica e Doctor Who.
- Ficção científica hard, como por exemplo os filmes 2001: Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e Solaris.
Agora uma definição de fantasia:
Obra em que o artista ou o escritor segue a sua imaginação, sem se sujeitar à verdade ou às regras.
“fantasia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2023, https://dicionario.priberam.org/fantasia.
https://dicionario.priberam.org/fantasia
Uma das características que definem a ficção fantástica é tema de debate entre escritores e leitores, uma vez que é um assunto extremamente amplo. Mas, em opinião geral, uma característica delineadora é a independência da ciência ou tecnologia tais como conhecemos.
Muitos mundos têm sua própria ciência, suas próprias tecnologias, ou não as possuem, ou não se prendem tanto aos conceitos reais. A magia é um exemplo disso, ou a força. A ciência diz que a magia e força não existem, entretanto, na fantasia podemos vê-la se manifestar livremente. Como dito acima, as histórias podem conter apenas criaturas humanas e seres do mundo real, quanto podem reunir criaturas como dragões, centauros, e elfos ou jedi e sith. Não é regra, então são vistos como elementos. São comuns: jovens guerreiros, magos, profecias, maldições demoníacas, lendas de dragões.

Como gênero, a fantasia está tanto associada quanto distinguida da ficção científica. Todos os gêneros podem conter elementos de fantasia, assim como se distanciar radicalmente da realidade, ou especular radicalmente sobre a natureza da realidade.
Se a ficção científica é considerada o gênero do que podia ser/poderá ser, a fantasia é o gênero do que não é/não foi. Alguns escritores e críticos preferem, por isso, o termo ficção especulativa, devido às frequentes sobreposições entre gêneros.
O termo fantasia científica é também por vezes utilizado para descrever histórias de ficção científica que incorporam elementos de fantasia, ou histórias de fantasia que ocorrem em cenários mais comumente associados com ficção científica.
Para complicar ainda mais a distinção, alguns sugerem que há uma distinção entre o gênero fantástico e outros gêneros fantásticos mais gerais, os quais usam elementos fantásticos em outros gêneros de ficção. Essa confusão só existe por causa da versatilidade do gênero, que pode ter elementos aplicados em todos os outros.

Dentro da fantasia, pode-se haver vários subgêneros, que geralmente são a mistura de outros gêneros com fantasia. São elas:
- Fantasia sombria (fantasia que envolve elementos do terror);
- Alta fantasia (fantasia que ocorre em mundos alternativos);
- Baixa fantasia (Fantasia que ocorre no mundo real);
- Fantasia romântica (fantasia com temas românticos, geralmente amor ou drama);
- Fantasia científica (fantasia com ficção científica).
Como é muito dificil classificar Star Wars ou como apenas um filme de ficção científica ou de fantasia muitos analistas e cinéfalos o classificam em um genero específico criado praticamente para ele como fantasia científica e space opera.

Fantasia científica é um gênero misto de narrativa que contém alguns elementos de ficção científica e fantasia. Ambos os gêneros e especialmente a fantasia, são eles mesmos pobremente definidos; conseqüentemente, a fantasia científica se furta ainda mais a uma definição.
Space opera (ópera espacial) é um sub-gênero da ficção científica que enfatiza a aventura melodramática, as batalhas interplanetárias, o romance cavalheiresco e a tomada de riscos. Definido principalmente ou inteiramente no espaço sideral.

O gênero se tornou muito popular a partir dos anos 1960 e 1970, graças a franquias como Star Trek, Perry Rhodan, Star Wars e Battlestar Galactica. As space operas surgiram na década de 1930 e continuam sendo produzidas em literatura, cinema, quadrinhos, televisão e videogames.
Dito isso, vamos dizer a opiniao da Usina Nerd em qual gêneros as obras de Star Wars pertencem
- As duas primeiras trilogias de George Lucas, episódios I, II, III, IV, V e VI. Uma space opera e uma fantasia científica. E também um filme de aventura.
- A Trilogia Disney, episódios VII, VIII e IX. Também uma space opera e uma fantasia científica, além de um filme de aventura.
- Rogue One, um filme de Ação e de Ficção científica.
- Han Solo: Uma História Star Wars, um filme de Ação e Aventura
- Mandaloriano, uma série de Ação e de Ficção científica
- Ahsoka, uma série de space opera com ação e fantasia científica.
E para você a qual gênero cinematográfico Star Wars pertence? Escreva aí nos comentários o que você acha.
Encontrou algum erro? Nos escreva informando.
Estamos a procura de escritores e parceiros para a Usina Nerd, caso você tenha vontade de escrever sobre a cultira pop/nerd nos escreva.
