Mais uma lista, que sempre dá polêmica, mas que gostamos de fazer, pois gostamos de conversar sobre filmes e ver a opinião das outras pessoas.
Resumidamente, alguns esclarecimentos:
1 – Obviamente não é nada oficial, apenas nossa opinião aqui da Usina Nerd, do que já vimos. Logo é óbvio que poderão faltar filmes.
2 – Caso não concordem com a gente, favor nos contar o que mudariam, o que retirariam e principalmente, quais são os seus filmes de terror preferidos, pois sempre estamos em busca de novos filmes para assistirmos.
3 – Filmes de terror são filmes que muitas vezes lidam com os pesadelos do espectador, as fobias ocultas, a repulsa e o medo do desconhecido. Os enredos dentro deste gênero muitas vezes envolvem uma força maligna, evento ou personagem, geralmente de origem sobrenatural, para o mundo normal de todos os dias. Elementos predominantes incluem fantasmas, alienígenas, vampiros, lobisomens, demônios, dragões, gore, temas relacionados a morte, tortura, animais ferozes, bruxas más, monstros, rebelião das máquinas, palhaços malvados, zumbis, canibais, mulheres fatais e assassinos em série. Mas isso não é uma regra, pois existem muitos filmes de terror magníficos que não possuem elementos sobrenaturais e por outro lado, nem todos os filmes sobre o sobrenatural são necessariamente sempre de terror.
4 – Filmes que também são de terror junto com ficção científica e já entraram na lista de 20 melhores ficções científicas de todos os tempos resolvemos não colocar nessa lista para dar mais espaços a outros filmes puramente de terror, visto que a principio filmes como O Enigma do Horizonte, O enigma de outro mundo e Alien o 8º passageiro muito provavelmente entrariam nessa lista, pelo menos em menção honrosa.
5 – Na nossa opinião Invocação do Mal e derivações assim como O chamado são filmes legais e divertidos, mas não entraram na lista por acharmos esses outros filmes melhores que esses. Apenas nossa opinião.
6 – Outro filme aclamado pela crítica, Nós, foi um filme que ao assistirmos, não conseguimos nos envolver tanto na história. A primeira parte de Nós até achamos genial, mas a partir daquele momento onde o rapaz que representa a sombra do marido não assassina o marido e o coloca no barco para fazer não sei o quê lá no meio do lago enquanto as outras sombras matavam suas contrapartes sem pestanejar nos tirou do filme, pois naquele momento tivemos a certeza que nenhum dos protagonistas morreria e passamos a não se importar muito com o destino dele pois sabíamos que eles não iriam morrer, e perder isso num filme de terror perde todo o sentido, toda a graça do filme. Pelo menos para nós, mas entendemos quem adora esse filme, pois se a pessoa não perde sua crença no filme, ele deve funcionar muito bem. Até a revelação final do filme não nos impactou tanto pois no momento da revelação já estavamos alheio ao filme.
7 – Apenas para enfatizar, nosso conhecimento de filme se baseia mais em filmes americanos e europeus e nos orientais mais famosos, então muito provavelmente como já avisamos na ressalva 1, irão faltar alguns filmes.
Bem, após todas essas ressalvas, agora sem mais demora, vamos a lista:
Menções honrosas:
Pânico (Scream) – Um clássico slasher (subgênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente) de 1996. Apesar de não ser o nosso subgênero preferido de terror, esse filme homenageou de forma exemplar e foi também uma renovação para esse subgênero e rendeu várias sequências, mas a primeira é, de longe, a melhor de todas e por esse motivo merece uma menção honrosa.
Corrente do mal (It follows) – Filme muito bom de 2015 mas que infelizmente não teve o destaque que merecia. É muito difícil filmes de terror serem originais nos dias de hoje, mas esse filme consegue, ele apresenta uma história diferente, com uma dinâmica própria e que lhe deixa pensando sobre ele por dias e dias sobre a melhor maneira de lidar com o problema proposto pelo filme.
A hora do pesadelo (A Nightmare on Elm Street) – Um clássico slasher de 1986 muito apreciado pelos fãs de terror. Particularmente, com exceção do primeiro filme, mas com várias ressalvas, não somos entusiastas dos filmes do Freddy Krueger, apesar de concordarmos que o personagem em si é um dos grandes ícones da cultura pop. O filme em si falha em diversos momentos. Mas pela aura que envolve antagonista e seu visual marcante e pela sua importância histórica para o gênero de terror esse filme merece e deve aparecer pelo menos em menção honrosa.
Uma noite alucinante (Evil Dead 2) – O pessoal da tradução se empolgou demais na hora de escolher o nome desse filme para português. Com o enorme sucesso do primeiro filme, esse é praticamente a refilmagem do primeiro Evil Dead mas com mais dinheiro, e sai um filme muito bom. Tem gente que ainda prefira o primeiro filme, que tem seu valor histórico, mas achamos esse melhor, por isso está na nossa lista, ao menos em menção honrosa.
Jogos Mortais (Saw) – Um filme de 2004 que fez um enorme sucesso e rendeu muitas continuações. Apresenta o vilão Jigsaw e o primeiro filme é um filme único que surpreendeu a indústria cinematográfica e que fez criar uma onda de filmes de sobrevivência com torturas na sequência. Nesse filme de terror, sem a presença de qualquer coisa sobrenatural, talvez apenas a inteligência do vilão, a claustrofobia sofrida pelos dois personagens presos no banheiro e as cenas finais são angustiantes ao extremos. Filme muito bom.
Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now) – É um filme independente ítalo-britânico de 1973. Por sorte dos amantes de filmes de terror, esse é um gênero que não é muito caro, epor esse motivo foram lançadas várias obras primas ao longo da história do cinema de forma independente. A trama conta a história de um casal que algum tempo depois da morte trágica da filha, viajam até Veneza. Lá encontram ciosas estranhas, como videntes, assassinatos e a presença de um possível assassina serial na cidade. Filme muito bom e merece seu lugar nas menções honrosas.
Somos o que somos (We Are What We Are) – Filme de 2013 que mostra a rotina de uma família com uma macabra tradição de canibalismo. O filme é muito angustiante e um bom exemplo de que ainda sai bons filmes de terror originais nos dias de hoje. Merece sua posição em menções honrosas.
O silêncio no lago (The Vanishing ou Spoorloos) – Um thriller (subgênero onde geralmente encontramos uma sequência de crimes que o protagonista precisa desvendar ou conter. A trama se centra mais no criminoso do que nas vítimas em si, e o objetivo é descobrir quem está por trás das barbáries e qual sua motivação) psicológico de 1988 que acompanha uma busca desesperada e obsessiva de um homem por sua namorada desaparecida. Um filme de arrepiar.
Agora, os 20 melhores:
20 – Suspiria (Suspiria)
Clássico e aclamado filme de terror de 1982, esse filme meche muito com os nossos sentidos e nosso medo. Filme com uma estética própria e que transforma magistralmente aos poucos coisas inanimadas em terror. Quem assistir o filme hoje provavelmente vai achar que o filme está repleto de clichês, mas na época essas coisas não eram clichês e alguns deles, inclusive, foram criados aqui.

Nesse filme, resumidamente acontece uma onda de assassinatos horríveis que leva uma estrela de balé em ascensão a acreditar que a escola onde pratica dança está cheia de maldade e que seus instrutores são satanistas.
19 – Poltergeist – o fenômeno (Poltergeist)
Um filme de 1982 que tirou o meu sono e o de muitas outras crianças nos anos oitenta. Esse filme tem toda uma mística por diversos acidentes que aconteceram no set de filmagens e com acidentes que ocorreram com diversas pessoas que trabalharam nesse filme. Um clássico do gênero.

Em Poltergeist uma família da Califórnia precisa lidar com acontecimentos estranhos e assustadores quando espíritos começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Os fantasmas parecem amigáveis no começo, mas ficam cada vez mais ameaçadores quando a filha mais nova do casal desaparece. Sem saída, os pais procuram a ajuda de um grupo de parapsicólogos liderados por uma médium para tentar recuperar a menina.
18 – O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby)
Outro clássico do terror, o Bebê de Rosemary é um filme de 1968 com muitas camadas que até hoje é discutido sobre o significado do filme e de partes do filme. É aquele tipo de filme que faz você ficar pensando sobre as coisas do filme por um tempo após ter assistido o filme.

Em O Bebê de Rosemary um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.
17 – Hellraiser – Renascido do Inferno (Hellraiser)
Um filme de 1987 de terror com uma pegada sadomasoquista que tem um visual muito único e um “vilão” que com o seu visual não tinha como não virar um ícone da cultura pop, era inevitável. Esse filme fez muito sucesso nas locadoras e teve inúmeros continuações. Mas como era comum nesse tipo de filme a qualidade ia caindo a medida que iam fazendo continuações atrás de continuações.

Em Hellraiser, Frank, um pervertido sexual, compra um cubo mágico e abre a porta de uma dimensão cheia de dor e tortura. Quando uma antiga amante se muda para sua casa, ele tenta convencê-la a ajudá-lo a voltar ao mundo dos vivos.
16 – Carrie – a estranha (Carrie)
Outro filme de terror com várias camadas e que permanece atual até hoje. Teve regravações e continuações mas nenhuma tão reverenciada quanto o primeiro filme. Nesse filme não é incomum pessoas que torciam por Carrie, apesar das coisas que ela fez no final do filme, enquanto outras acham que ela passou dos limites em sua vingança. Algo que dá discussões até hoje.

Em Carrie, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.
15 – Os invasores de corpos (Invasion of the Body Snatchers)
Filme de 1978, que já teve outra versão, mas não tão boa quanto a original. Filme muito angustiante que faz com que cada passo dos personagens, cada vez que encontram outro ser humano, seja carregado de medo e expectativa. Um clássico do gênero.

Nesse filme, Matthew Bennell ouve a amiga reclamar que o marido anda se comportando estranhamente, mas acredita que sejam apenas problemas conjugais. Porém, ele fica preocupado quando outras pessoas começam a fazer as mesmas observações. Sua desconfiança é confirmada quando um escritor e sua esposa encontram um corpo de um mutante. Diante de um inimigo invisível, Matthew deve agir rapidamente antes que toda a cidade seja atingida.
14 – Tubarão (Jaws)
Um filme de 1975 dirigido pelo brilhante Stevie Spielberg onde o inimigo não é nenhum ser sobrenatural ou assassino humano, mas sim criatura do mar que sempre encheu os seres humanos de medo e fascínio ao mesmo tempo.

Cheio de efeitos práticos brilhantes, com uma trilha sonora que ficou marcada até hoje e entrou para a história do cinema, esse cinema causou muito medo a uma geração e fez com que as pessoas por um tempo sempre tivessem medo de ir ao mar.
Nesse filme, um grande tubarão-branco ameaça banhistas nas praias da fictícia Amity Island, na Nova Inglaterra, levando o chefe de polícia local a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho e um caçador de tubarões profissional.
13 – REC ([REC])
Um filme espanhol surpreendente de 2007, que teve adaptações para os americanos e continuações espanholas, mas que nenhuma outra foi tão original e bem feito quanto o primeiro filme. Lembro de quando vi esse filme pela primeira vez, pensei com os meus botões, finalmente fizeram um filme de como seria na prática, em um primeiro momento, o que aconteceria no mundo real no início de um apocalipse zumbi. A parte onde cobrem o prédio da infecção com um pano e não deixam ninguém sair de lá de dentro é fantástica.

Nesse filme uma repórter de televisão e seu cinegrafista seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, na Espanha, enquanto fazem um plantão noturno para um programa local. A repórter e o câmera acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um condomínio para salvar uma senhora que está supostamente presa em seu apartamento, gritando e deixando os vizinhos assustados, ao entrarem no edifício, todos se deparam com a mulher tendo uma infecção raivosa, enquanto ficam presos dentro do prédio para que a doença não se espalhe. A equipe de reportagem decide então filmar tudo o que acontece no local, enquanto tentam salvar suas vidas.
12 – O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari)
Uma lista de melhores filmes de terror de todos os tempos não ficaria completa sem mencionar esse grande filme mudo alemão de 1920. Ele não só é considerado o filme mais importante do gênero de terror, como também é considerado por muitos especialistas em cinema como um dos filmes mais importantes da História do Cinema. É ele que inaugura uma tendência no cinema que nos parece muito comum hoje, mas que não o era após a Primeira Guerra Mundial. O cinema era um instrumento de entretenimento, com alguns elementos que aludiam às emoções do espectador.

A história se passa em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, onde um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.
11 – Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage)
Esse poético filme francês de 1960 que na nossa opinião de um dos finais mais mais bonitos de todos os tempos, tudo sendo encaminhado perfeitamente para terminar daquela maneira, onde tudo se encaixa. Esse filme continua extremamente atual até os dias de hoje e muito do que é tratado aqui ainda são questões relevantes para a humanidade.

Nesse filme, o professor Génessier, um célebre cirurgião conhecido por seus trabalhos sobre heteroplastia, tem um filha chamada Christiane, que foi horrivelmente desfigurada em um acidente, ficando somente os olhos intactos. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, ele, com a ajuda de uma enfermeira, sequestram e mutilam belas moças para fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele.
10 – O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre)
Esse filme de 1974 foi o filme que criou o subgênero slasher, e até hoje é o principal, o mais importante, e, ainda um dos melhor filme desse subgênero (junto com primeiro Halloween). Trata-se de uma produção independente com baixo orçamento, dirigido por Tobe Hooper, fez um enorme sucesso e até hoje é considerado uma das obras primas do gênero de terror.

O enredo gira em torno de dois irmãos que viajam com seus amigos ao Texas com o objetivo de verificar o túmulo supostamente vandalizado de um parente; porém, no caminho até o local, são atacados por uma família de canibais. Pequenos detalhes da trama, como o personagem Leatherface, foram inspirados pelos crimes do assassino em série real Ed Gein (1906-1984). A maior parte do elenco era formada por atores até então desconhecidos do grande público e sem experiência anterior com cinema.
9 – Corra! (Run!)
Esse filme de 2017 dirigido por Jordan Peele foi como levar um soco no estômago. Na época do seu lançamento eu estava um pouco alheio as novidades de cinemas e trailers e não sabia nada desse filme ao cinema esperando mais um filme para apenas se divertir e tomar alguns sustos. Eu não estava preparado para o que presenciei. Um filme magnífico de terror que nos causa uma série de emoções e questionamentos que dura muito tempo depois na nossa mente digerindo o que acabamos de assistir. O final é fantástico.

O filme conta a história de Chris, um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose, sua namorada caucasiana. Na luxuosa propriedade dos pais dela, Chris percebe que a família esconde algo muito perturbador.
8 – Deixa ela entrar (Låt den rätte komma in)
Filme sueco de 2008, dirigido por Tomas Alfredson e baseado no livro de contos do escritor sueco John Ajvide Lindqvist, esse filme é o único filme de vampiros a aparecer na nossa lista. Apesar ter filmes muito bons sobre vampiros, desde o clássico Nosferatu, aos premiadíssimos Dracula de Bram Stoker e Entrevista com o Vampiro, achamos o melhor filme de vampiro esse filme sueco. Nos importamos muito com o destino das crianças do filme e o final nos enche de emoção e perturbação ao mesmo tempo. Uma verdadeira obra prima do terror.

Esse filme conta a história de Oskar, um menino sueco de 12 anos, que sofre bullying na escola. Quando se apaixona pela vizinha Eli, ele ganha forças para lutar, mas descobre que a menina tem um segredo.
7 – A bruxa (The Witch)
Filme canadense-americano de 2015, dirigido e escrito por por Robert Eggers, esse filme é um dos filmes mais pesados que achamos, apesar de não apelar muito para a violência gráfica, a tensão crescente entre a puritana família, o rapto do bebê do início do filmes, as transformações e desejos que os jovens do filme estão passando, isso dentro de uma família extremamente religiosa, isso com um presença sombria ao seu redor, faz com que o filme não tenha momentos de paz e é tenso do início ao fim.

Esse filme se passa em uma fazenda do século 17, quando uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. O final desse filme divide muito a opinião, assim como esse filme em si, pelo fato dele ter uma velocidade mais lenta e não possuir jumpscare, muitas pessoas não gostam, mas nós achamos o filme muito bom e com uma tensão muito presente com um final bem amarrado com o que foi mostrado durante todo o filme. Merece sua posição nessa lista com todas as honras.
6 – Halloween – A Noite do Terror (Halloween)
Esse filme de 1978, que teve muitas continuações e obras derivadas, conta com uma das aberturas mais dramáticas, surpreendentes e brutais da história do cinema. Esse filme se tornou um clássico instantaneamente e conta com uma gigantesca legião de fãs e é um dos filmes de terror melhor avaliado tanto pela crítica quanto pelos fãs.

Nesse filme, em 1963, durante uma noite fria de Halloween, o pequeno Michael Myers, de seis anos, assassina brutalmente sua irmã adolescente, Judith. Ele é condenado e fica detido por 15 anos em uma instituição sob vigilância constante do Dr. Sam Loomis. Em 1978, na véspera de Halloween, Michael rouba um carro e escapa do sanatório Smith’s Grove. Ele retorna à sua pacata cidade natal de Haddonfield, Illinois, onde procura suas próximas vítimas.
5 – Um lugar silencioso (A Quiet Place)
Filme de 2018 sore uma invasão alien, algo bem comum no cinema, tanto no gênero de terror quanto em outros gêneros. Esse filme é um dos destaques dentro dessa temática devido a atmosfera criada, aos dramas da família, a condição especial da trama onde as pessoas tinham que ficar silêncio devido ao fato dos aliens os encontrarem por causa do barulho e o fato da filha do casal ser surda e isso ser considerado uma deficiência no mundo real mas naquele universo particular do filme isso se tornou uma diferencial para ajudar na sobrevivência da família.

Resumindo, o filme se passa em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.
4 – Psicose (Psycho)
Clássico supremo do terror de 1960 do famoso diretor do gênero Alfred Hitchcock. Com certeza o maior filme cujo antagonista é um humano normal, sem poderes, sem o sobrenatural, apenas um psicopata transtornado que mata pessoas que passam inocentemente por seu hotel. Já teve outras versões, séries, várias coisas situadas no motel bates, mas nada chega aos pés do original.

Nesse filme um mulher após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.
3 – Hereditário (Hereditary)
Esse filme de terror é recente, de 2018, mas mesmo assim se tornou instantaneamente um clássico do gênero e um dos melhores filmes de terror de todos os tempos devido a sua qualidade, sua história bem amarrada, seu clima denso, ótimas interpretações de praticamente todo o elenco, fazendo com que no final do final nos sentimos pesados devido a todo o drama e terror por que passamos junto dos personagens.

Em O Hereditário, após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
2 – O iluminado (The Shining)
Filme de 1980, segundo lugar na nossa lista, um dos maiores clássicos do gênero e um dos filmes que mais nos causam arrepios. Aquela história típica de uma família que vai para um lugar isolado onde um dos membros da família começa a ficar louco e perseguir os outros membros devido a influências malignas do local, com o diferencial que o seu filho tem uma habilidade única que ajuda a sobrevirem e vermos coisas assustadores, principalmente quando éramos pequenos.

O filme conta a história de Jack Torrance que se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.
1 – O exorcista
E o primeiro lugar vai para O Exorcista, filme de 1974, e não tem como ser diferente disso, pois é um filme que, na minha infância, tirou muito o meu sono e com certeza o sono de muitas crianças pelo mundo, assim como outros filmes que a criança acabava ou sendo atacada por espíritos ou sendo possuído por entidades malignas, esse filme mexe muito com o nosso psicológico, nos faz ter uma sensação muito ruim ao acabar de assistir, algo que nos persegue por tempos depois de acabar de ver o filme, principalmente na época da nossa infância e juventude.

Esse filme teve algumas sequências, mas que foram filmes muito ruins e não tiveram o destaque o primeiro filme teve.
Nesse filme uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
E aí, concorda com a lista? Muito provavelmente não, lista é sempre algo muito pessoal. Escreve nos comentários qual a sua lista com os melhores filmes de terror de todos os tempos.

Ótima lista.Eu colocaria mais dois:Enigma do outro mundo e o incrível homem que derreteu.
CurtirCurtir