Quantas e quais são as gerações dos consoles de vídeo games

E aí pessoal, abaixo uma matéria especial sobre as gerações dos vídeos games para quem sempre se confundia quando conversava com os colegas de qual geração era qual vídeo game, qual a geração dos controles de 8 bits, 16 bits, 32 bits, etc.

Aqui falaremos apenas dos consoles tradicionais, os vídeos games que engatamos na televisão para jogar, sobre o portátil a história seria um pouco diferente e bagunçaria a classificação, para portáteis teria que fazer uma lista com suas respectivas gerações apenas para eles, o que faremos em um futuro.

Primeira geração: o início de tudo (1972 a 1976)

A primeira geração vem com a revolução de uma ideia completamente nova de se jogar um jogo na televisão. A ideia concebida por Ralph Baer deu origem ao primeiro console, o Magnavox Odissey, seguido pelo famoso Pong e o Coleco Telstar.

Principais consoles da primeira geração

Magnavox Odissey
Pong
Coleco Telstar

Segunda geração: o império do 2600 (1977 a 1983) 

A segunda geração evoluiu o conceito dos jogos em vídeo trazendo microprocessadores de 8-bits e diversos cartuchos com diversos jogos para rodar no mesmo aparelho. O primeiro console desta geração foi o Fairchild Channel F, porém a geração tornou-se muito popular com o Atari 2600, da Atari, que popularizou os vídeo game nas casas das famílias e também foi responsável pela primeira grande crise para os vídeos games.

Outros consoles dessa geração que podemos destacar são Mattel Intellivision, Magnavox Odyssey², ColecoVision, Vectrex, Bally Astrocade e Emerson Arcadia 2001

Principais consoles da segunda geração

Fairchild Channel F
Atari 2600
Magnavox Odyssey 2
Mattel Intellivision

Terceira geração: a Nintendo domina o mundo (1984 a 1986)

Embora a segunda geração também usasse processadores 8-bits, eles eram subutilizados. Foi na terceira geração que o potencial do processador foi completamente utilizado, tanto que esta é conhecida como a verdadeira geração 8-bits. A Nintendo revoluciona o mercado dos games e acaba os salvando da crise ocorrida na época do Atari.

O Famicom (NES no ocidente) fez um grande uso da jogabilidade 2D, trazendo o seu best-seller, Super Mario Bros, uma jogabilidade em side scrolling e um controle adaptado para o 2D, com um direcional em cruz. Também tivemos o Master System da Sega e o Atari 7800 da Atari, embora este última não conseguisse acompanhar os demais.

Principais consoles da terceira geração

Famicom (NES)
Master System
Atari 7800

Quarta geração: Sega x Nintendo (1987 a 1992)

A geração 16-bits, como foi chamada a quarta, evolui a revolução trazida pela terceira. Os processadores agora tinham 16-bits e os controles tinham mais botões. O primeiro console da geração foi o TurboGrafx-16. Porém ele acabou ficando meio esquecido com a chegada dos concorrentes: o Neo-Geo da SNK e principalmente o Mega Drive da Sega e o Super Nintendo da Nintendo, que travaram uma batalha de marketing feroz pelas vendas de seus jogos, sendo que no final o Super Nintendo foi o mais famoso e vendido da geração, apesar da Sega ter vendido bastante também com o seu famoso ouriço azul, o Sonic.

Principais consoles da quarta geração

Super Nintendo
Mega Drive
Neo-Geo

Quinta geração: a revolução 3D (1993 a 1997)

A quinta geração foi a princípio a geração 32-bits. Com mais processamento e capacidade de armazenamento foi possível sair do padrão 2D para começar a sair jogos em ambientes em 3D.

Os primeiros consoles foram o 3DO, Amiga CD-32 e o Atari Jaguar. Porém eles foram esquecidos com a chegada dos grandes nomes: PlayStation da Sony, Saturn da Sega e o Nintendo 64 da Nintendo, que trouxe um videogame com 64 bits (fazendo a geração ser conhecida como geração 32/64 bits).

Exceto pelo Nintendo 64, os consoles nessa geração realizaram a troca de mídia de cartucho para CD, mudando completamente o antigo conceito de armazenamento.

Principais consoles da quinta geração

3DO
Amiga CD-32
Atari Jaguar
PlayStation
Sega Saturn
Nintendo 64

Sexta geração: a Microsoft entra no jogo, literalmente (1998 a 2004)

A era dos 128-bits acabou por ser uma evolução do anterior, agora com gráficos 3D com mais qualidade. O primeiro console desta sexta geração foi o Dreamcast da Sega. Após ele veio o PlayStation 2 da Sony, o GameCube da Nintendo, e por fim o Xbox da Microsoft, que entrou no mercado e acabou por substituir a Sega, que então passou a produzir somente jogos, mesmo que nesse momento a Microsoft ainda estava aprendendo sobre o mercado de games e se preparando para o futuro.

Principais consoles da sexta geração

Dreamcast
GameCube
PlayStation 2
Xbox

Sétima geração: HD e novos controles (2005 a 2011) 

Aqui inicia a batalha entre Microsoft e Sony, e embora o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3 da Sony elevaram os níveis gráficos a níveis inimagináveis e trouxeram experiência cinematográfica para os consoles, o Wii da Nintendo trouxe a revolução da interação através do controle de movimento e manteve a Nintendo na disputa. A ideia foi tão revolucionaria que a Sony criou um controle semelhante para o PS3 chamado PS Move e a Microsoft cria o Kinect, uma interface de movimento que capta os movimentos do jogador, sem uso de controle.

Principais consoles da sétima geração

PlayStation 3
Xbox 360
Nintendo Wii

Oitava geração: duelo de gigantes, Nintendo, Sony e Microsoft (2012 até 2019) 

A eterna batalha entre Sony, Microsoft e Nintendo continua e não há indício que outra empresa entrará novamente nessa briga, pelo menos, não tão cedo. Fazem parte dessa geração o PlayStation 4 da Sony, o Xbox One da Microsoft e o híbrido de mesa e portátil Nintendo Switch.

PlayStation 4
Xbox One

Nona geração: a última? (2020 até hoje)

Vivemos uma transformação onde os consoles dedicados se misturam com a computação em nuvem e novas experiências sensoriais promovidas pelas redes conectadas e o metaverso. O Playstation 5 e o Xbox Series X ainda se colocam como novidade em um mercado sólido porém dividido. A Nintendo até o momento não apresentou nenhum console nessa geração e a Google estava tentando entrar nesse ramo com o seu Google Stadia, mas que não deu muito certo e que já foi anunciado que iria ser abandonado.

PlayStation 5
Xbox Séries

Fontes:

Wikipedia

Memoriabit

Bojoga

Mundo Freak

Escrito por Nerd Caótico em 16 de outubro de 2022.

Publicado por Operário Nerd

Entusiasta e apreciador por décadas de filmes, séries, jogos, quadrinhos, rpgs e demais mídias de boas obras da cultura pop, desde as mais conhecidas quanto as mais obscuras.

Deixe um comentário