Quantas vezes você viu uma propaganda de um jogo para celular que consistia em quebra-cabeças aparentemente simples, mas com uma temática interessante, que você vê a pessoa que está jogando falhando miseravelmente e você pensa, não é assim, meche ali, faz assim. E fica com a maior vontade de baixar o jogo e jogar.
E quando você baixa o jogo e vai jogar percebe que o jogo não tem nada a ver com aquela propaganda que você viu. Alguns até disfarçam um pouco mais e colocam no jogo uma ou duas fases parecidas com a fase que tinha na propaganda, outros jogos, nem isso faz.
E você sempre se pergunta, por que fazem isso? O que as empresas/pessoas que fazem esse jogo ganham com isso? Por que não fazem o jogo igual a propaganda? Porquê desse click bait?

Bem, existem algumas justificativas para que isso seja feito por essas pessoas/empresas, para que essa estratégia de marketing seja usada. Vamos verificar e ver se elas valham a pena
Muito da monetização de um jogo na playstore ou no applestore vem em primeiro lugar de vendas dentro do jogo, e para isso é importante trazer o maior número de pessoas para jogar o jogo, nem que a grande maioria das pessoas que façam o download do jogo, jogue um pouco e já o desinstale, uma pequena parte fica e acaba gostando da mecânica real do jogo. Esses jogos geralmente possuem um grinding (o termo grinding geralmente se refere a tarefas repetitivas que são necessárias para atingir algum objetivo em um jogo) absurdo e a venda de itens para acelerar esse grinding é muito tentador para os jogadores que vieram a gostar do jogo.
E muito possivelmente essas empresas estudaram e fizeram pesquisas a ponto de descobrir que para a maioria das pessoas que jogam jogos de celular o que mais chama atenção em termos de propaganda para que essas pessoas possam escolher qual jogo fazer um download e testar são jogos de quebra-cabeças fáceis do que jogos que já na propaganda mostra que vai ser um jogo com bastante grinding e ninguém gosta de começar um jogo de grinding sem que tenha algo mais envolvido.
Mas o grinding é como se fosse uma droga, depois que o jogador começou a jogar o jogo e caso seja fisgado pelo mesmo consegue mais fugir do jogo.
Isso acontece por que o ser humano é fácil de ser manipulado e/ou enganado e ao entrar em um jogo aparentemente casual, é fisgado por um jogo com um grinding absurdo e fica muito tentado a gastar dinheiro com o jogo com a ilusão que com isso vai diminuir o tempo do jogo e chegar logo ao “final” ou ficar com o poder máximo para os seus personagens/exércitos/etc sem perceber que está sendo iludido e nunca (ou quase nunca) chegará ao nível máximo de poder e sempre vai ter alguém mais poderoso que você, que joga a mais tempo, ou que gastou mais dinheiro com o jogo, ou os dois.
E outra forma dessas empresas que criam esses jogos ganharem dinheiro é com o número de anúncios que os jogadores assistem enquanto jogam os seus jogos, e por esse motivo para os jogos onde não existe vendas dentro dos jogos, pode ter certeza que a cada fase, a cada 1 minuto ou menos vai ter uma propaganda para assistir a qual você não pode deixar de ver, num círculo vicioso.

E você, o que acha desses jogos cuja propaganda tem nada a ver com o jogo? Já jogou algum jogo assim? Desistiu a tempo? Continuou jogando por um tempo? Joga o jogo até hoje?
Escreva aí nos comentários.
